TDAH
Transtorno de défict de atenção e hiperatividade

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiátricos mais frequentes na infância. O TDAH está associado a prejuízos do desempenho acadêmico, a estresse emocional e comprometimento da interação social.

Diferente do que se pensava no começo do século passado, sabe-se atualmente que em cerca de 50% a 65% dos casos os sintomas persistirão até a adolescência e idade adulta. Estima-se que cerca de 3% de adultos sejam portadores de TDAH. Nesses casos, a persistência dos sintomas causa graves prejuízos, tanto educacionais quanto ocupacionais, além de aumento do risco de acidentes de trânsito, dependência de álcool e drogas, prejuízos interpessoais e grande impacto em vários aspectos da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Portanto, fica evidente a necessidade de identificação precoce de pacientes com TDAH e seu tratamento adequado.

O TDAH é caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, em uma frequência e intensidade maiores que o esperado para a faixa etária específica da pessoa.Apesar de semelhantes em muitos aspectos, os sintomas de TDAH tendem a se apresentar de formas diferentes ao longo da vida. Por exemplo, na adolescência, os níveis de atividade motora e verbal, assim como a impulsividade, tendem a reduzir.

Os sintomas de desatenção tendem a persistir ao longo do tempo, até a idade adulta. Nos adultos, o TDAH comumente é um transtorno “camuflado” porque os sintomas se confundem facilmente com sintomas associados a outros transtornos, tais como ansiedade, alterações do humor e abuso de substâncias. O impacto dos sintomas na vida social, laboral e afetiva do individuo também deve ser investigado, sendo de grande ajuda a obtenção de informações de outras pessoas que convivem com o paciente, como pais, irmãos, amigos, cônjuges, colegas de trabalho.

Conheça mais sobre esse transtorno no site da Associação Brasileira de TDAH ( http://www.tdah.org.br )