Dr. Felipe Salles Neves Machado. Psiquiatra Infantil. Consulta psiquiatria. Atendimento psiquiátrico. São José dos Campos. SJC. Granja Vianna. Granja Viana. Cotia. Psiquiatra Adulto. Especialista em Psiquiatria
São Paulo
Granja Vianna
São José dos Campos
Recusa escolar e ansiedade
A recusa escolar foi associada a vários sintomas psiquiátricos e trantornos mentais, uma vez que condições psiquiátricas podem ajudar a precipitar ou a manter ausências escolares prolongadas (> 2 anos). As mais comuns incluem ansiedade de separação, fobia social, fobia simples, transtorno de pânico, transtorno de estresse pós traumático, transtorno depressivo maior, distimia e transtorno de adaptação. Um estudo comunitário americano mostrou que os diagnósticos mais comuns para jovens com ansiedade relacionada a recusa escolar foram: depressão (13,9%); transtorno de ansiedade de separação (10,8%); transtorno desafiador opositivo (5,6%) e transtorno de conduta (5,0%). No total, 24,5% deste grupo receberam um diagnóstico. Os diagnósticos mais comuns para jovens com evasão escolar foram: transtorno de conduta (14,8%); transtorno desafiador opositivo (9,7%); depressão (7,5%) e abuso de substâncias (4,9%). No total, 25,4% deste grupo receberam um diagnóstico.
Outros estudos indicam que o transtorno de ansiedade de separação é o diagnóstico mais comum do DSM-IV associada com o absenteísmo escolar.